Tutorial – O que é e como correr programas em Modo de Compatibilidade

Olá!

O Windows conta hoje com muitas versões lançadas e desde o Windows 1.0 até ao Windows 10 foram mudadas várias coisas em todo o sistema.

Essas mudanças foram necessárias para o aperfeiçoamento e adição de funcionalidades e são essas mesmas mudanças que hoje nos permitem ter o Windows 10 em tão bom estado! J

Porém alguns programas não se adaptaram a essas mudanças e acabam por não funcionar de todo em uma versão mais recente do Windows.

Imaginemos o seguinte cenário:

O programa B foi projetado para o Windows 95 e tem que aceder ao ficheiro A que está (no Windows 95) em C:\Windows. Porém vamos correr esse mesmo programa no Windows 2000 e vamos ter a desagradável surpresa de que ele não funciona. No caso deste programa isso acontece porque no caso do Windows 2000 o ficheiro A está na pasta C:\Winnt.

Pensando nisso a Microsoft criou o Modo de Compatibilidade. O Modo de Compatibilidade permite correr programas desenhados para versões antigas do Windows numa versão mais recente. Claro que podem existir certos programas que não venham a funcionar, mas esta funcionalidade é muito eficiente! 😀

Tutorial – O que é e como correr programas em Modo de Compatibilidade

1. O primeiro passo para correr um programa em modo de compatibilidade é clicar com o botão direito ou fazer um toque longo sobre o programa em questão e clicar ou tocar em Propriedades.

2. O 2º passo é clicar ou tocar no separador Compatibilidade.

3. Agora marquem a caixa Exec. Este prog. em modo de compatibilidade para:.

4. Este é o passo em que escolhemos a versão do Windows em que o programa funcionava. Para isso cliquem ou toquem na seta da caixa de sistemas operativos e escolham a versão clicando ou tocando na mesma.

5. E por fim cliquem ou toquem em OK. Agora tentem correr o programa e ele já deve funcionar! J

É normal aparecer uma janela do Controlo de Conta de Utilizador e só têm de clicar ou tocar em Sim.

É também normal que a janela do programa tenha o estilo do Windows Basic.

Espero que tenha conseguido ajudar!

Fiquem bem! 😉

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑